domingo, 4 de outubro de 2015

três meses!

O tempo voou e ontem passaram-se exactamente três meses sobre o dia em que coloquei o aparelho superior! :) Apesar das ocasionais dores (em especial a seguir aos "apertos"), das gengivas sensíveis e dos cortes no interior das bochechas, tudo vale a pena quando se vêem resultados.
Na próxima semana há consulta de manutenção... e já estou a contar os dias! :D

Aqui estão as imagens da minha 13.ª semana de aparelho.

# semana 13



De frente. Tenho oficialmente um dentinho novo do lado esquerdo! :D



Lado direito.


Lado esquerdo.


Vista inferior.


sábado, 19 de setembro de 2015

a 11.ª semana de aparelho em imagens

Mais uma semaninha... mais progressos! :) E desta vez com direito a batom vermelho.

# semana 11



De frente.


Lado direito.


Lado esquerdo.


Vista inferior.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

novidades pós-segunda consulta de manutenção

Devia ter vergonha de me ter "baldado" tanto às minhas obrigações blogueiras nas última semanas, eu sei... mas não me esqueci das fotografias, portanto trago as novidades dos dias em que não passei por cá. :D

Na segunda consulta de manutenção ainda não houve mudança de arco: mantive o mesmo, levezinho, para não exagerar na pressão, mas o Dr. G. fez uma dos seus malabarismos e arranjou-me uma retroligadura original, presa ao canino do lado esquerdo para começar a tentar fechar o buraco da extracção de um dos pré-molares. :) Até agora tem corrido tudo bem, tirado o facto de a invenção ameaçar cortar-me a língua cada vez que me esqueço e a passo lá e de as minhas bochechas estarem um bocadinho maltratadas.

Apesar de ter passado tão pouco tempo, as alterações que se notam são incríveis, portanto não podia estar mais feliz com esta minha jornada!  

# semana 9



Vista frontal. O teimoso do incisivo lateral esquerdo (aqui à direita) já está a espreitar e bem!


Lado direito...


... e lado esquerdo, com a dita retroligadura para começar a fechar o espaço da extracção.


E cá está todo este serviço visto de baixo... 
O grupinho superior já parece bem mais alinhadinho. :D


domingo, 16 de agosto de 2015

mais uma semana de (pequenos) progressos

Mais uma semaninha, mais alguns progressos! Enquanto conto os dias para a próxima consulta de manutenção (que será só em Setembro), continuo a apreciar as novidades! Já toda a gente reparou que o incisivo lateral direito continua a querer sair do esconderijo - passavam a vida a dizer-mo e eu fico toda contente! A diferença é enorme. Quando coloquei o aparelho superior parecia que ali não havia dente e, agora, pouco mais de um mês depois, lá está ele, descaradíssimo a espreitar! :D

Estou ansiosa para ver o do lado esquerdo, que está mais atrasado, a progredir da mesma forma e muito curiosa para perceber se quando voltar ao consultório já será possível pôr-lhe um elástico e uni-lo ao resto do arco. Noto que ele tem começado a mover-se aos pouquinhos e mal posso esperar por uma nova fase! :)

Entretanto, aqui ficam as fotografias desta semana.


# semana 6



De frente.


O lado direito...


... o lado esquerdo...


... e todas as dentolas vistas debaixo! Nesta fotografia são óbvios os progressos do dito dentinho (aqui do lado esquerdo), não acham?! :)

domingo, 9 de agosto de 2015

um mês e uma semana depois...

Antes de mais, tenho de admitir que este post está a ser feito com uma semaninha de atraso... mas, porque as fotografias que vos vou mostrar mais abaixo foram MESMO tiradas no dia 9, decidi fazer uma pequena aldrabice com a data! :D

Comecei há duas semanas a trabalhar num novo projecto profissional e o tempo tem sido muito, muito pouco, pelo que actualizar o blog atempadamente vai passar a ser um desafio ainda maior.
De qualquer das formas, estou a tentar continuar a ser uma blogueira bem comportada e, portanto, cá estamos para um novo update!

Toda a fase pós-primeiro controlo mensal foi bastante pacífica (muito mais do que imaginava!). A única excepção foram dois dias já mais para o final da semana em que, só para chatear, andei cheia de dores e a atirar-me à gelatina e ao pão de forma!

Bom, o importante é que, entretanto, tudo se compôs. As mudanças são cada vez mais visíveis e eu estou cada vez mais entusiasmada com os pequeninos resultados que este montinho de metal vai trazendo aos meus dentes! Ora espreitem!

# semana 5



Pois é... estou a começar a perder a vergonha de usar batom colorido! :)


O lado direito...


...e o lado esquerdo! O tímido incisivo lateral esquerdo também já está 
começar a querer dizer olá! :D

Os progressos mais incríveis são mesmo os do incisivo lateral direito, que todos os dias parece estar mais "à mostra". É óptimo olhar-me ao espelho e observar as alterações constantes que vou sentindo. Assim até custa menos! :)

sexta-feira, 31 de julho de 2015

primeira consulta de controlo mensal... e elásticos cor-de-laranja!

Hoje voltei ao consultório do Dr. G. para a primeira consulta de controlo mensal. Embora ainda não tenha passado um mês desde que coloquei o aparelho (já está quase... só faltam três dias!), vêm aí as férias, as dele, diga-se, não as minhas!, portanto foi preciso antecipar! :)

Regressei a casa entusiasmada e com boas notícias! Tal como pressentia, já há pequenas alterações! O lado direito da arcada superior está a evoluir bem, de tal forma que até já foi possível pôr um elástico no incisivo lateral - um dos tais quase acampados atrás dos dentões da frente.

No início do tratamento era quase impossível ver o 'bracket' colado nesse minúsculo dentinho (só conseguir arranjar espaço para colá-lo foi uma tarefa e pêras!) e, agora, já está quase todo à mostra... ora espreitem abaixo! :D

O incisivo lateral direito (aqui, à esquerda) já está a espreitar e até já tem elástico! De realçar que o incisivo frontal do lado esquerdo também já têm elástico a toda a volta (deixou de estar só em redor de três dos pinos do 'bracket' e, assim, a força é superior).

Graças à evolução, o incisivo lateral direito deixou de estar separado e de ter o seu próprio arco improvisado e já está unido, normalmente, ao resto da arcada! O "gémeo" esquerdo, que, acidentalmente, perdeu o 'bracket' logo na primeira semana e me obrigou a voltar ao dentista, está mais atrasado, pelo que se mantém o improviso. Lá chegaremos!

Falando em arcos, também saí do consultório com um arco novo: ainda um dos mais suaves, de titânio, mas capaz de exercer uma pressão um pouco mais forte sobre os dentes. A troca foi simples e rápida, apesar de um bocadinho dolorosa por estar tudo muito sensível. De acordo com o Dr., é preferível começar devagar e manter, para já, um arco de um material mais macio para que a pressão não seja demasiada e para se danifiquem as raízes dos dentes ou o próprio osso.

Além disso, ao que parece, não vale a pena fazer força a mais antes de os caninos começarem a ceder e a "andar" para trás, sob pena de acabar tudo numa posição esquisita devido ao facto de eu ter o céu da boca tão estreito.

# semana 4

Lado direito. Cá está ele outra vez... o elástico no "piqueno" dente!

Lado esquerdo. Por aqui, tudo na mesma!


E, por fim, a arcada superior vista de baixo (não, o meu maxilar não é assim tão torto... é da fotografia, hehehe!) 

Ai, tanto buraquinho...

Por agora, as dores continuam a ser idênticas às habituais: bastante toleráveis. Vamos ver como correm os próximos dias! Já estou avisada para não esperar alterações muito visíveis nos tempos que aí vêm mas estou satisfeita com os progressos... e com os meus novos elásticos cor-de-laranja, pois claro! :)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

20 dias de aparelho

Com um dia de atraso... cá estão, aos 20 dias de aparelho, os retratos da segunda semana!
Sem muitos 'updates' visíveis, mas com MUITAS dores no incisivo central do lado esquerdo (que está a querer atropelar o vizinho, que, entretanto, andou uns quantos quilómetros para trás, a mudança mais significativa que tenho notado!).

Para já... a confusão do costume! :)

# semana 2



Frente.


Lado direito.


Lado esquerdo.