sexta-feira, 31 de julho de 2015

primeira consulta de controlo mensal... e elásticos cor-de-laranja!

Hoje voltei ao consultório do Dr. G. para a primeira consulta de controlo mensal. Embora ainda não tenha passado um mês desde que coloquei o aparelho (já está quase... só faltam três dias!), vêm aí as férias, as dele, diga-se, não as minhas!, portanto foi preciso antecipar! :)

Regressei a casa entusiasmada e com boas notícias! Tal como pressentia, já há pequenas alterações! O lado direito da arcada superior está a evoluir bem, de tal forma que até já foi possível pôr um elástico no incisivo lateral - um dos tais quase acampados atrás dos dentões da frente.

No início do tratamento era quase impossível ver o 'bracket' colado nesse minúsculo dentinho (só conseguir arranjar espaço para colá-lo foi uma tarefa e pêras!) e, agora, já está quase todo à mostra... ora espreitem abaixo! :D

O incisivo lateral direito (aqui, à esquerda) já está a espreitar e até já tem elástico! De realçar que o incisivo frontal do lado esquerdo também já têm elástico a toda a volta (deixou de estar só em redor de três dos pinos do 'bracket' e, assim, a força é superior).

Graças à evolução, o incisivo lateral direito deixou de estar separado e de ter o seu próprio arco improvisado e já está unido, normalmente, ao resto da arcada! O "gémeo" esquerdo, que, acidentalmente, perdeu o 'bracket' logo na primeira semana e me obrigou a voltar ao dentista, está mais atrasado, pelo que se mantém o improviso. Lá chegaremos!

Falando em arcos, também saí do consultório com um arco novo: ainda um dos mais suaves, de titânio, mas capaz de exercer uma pressão um pouco mais forte sobre os dentes. A troca foi simples e rápida, apesar de um bocadinho dolorosa por estar tudo muito sensível. De acordo com o Dr., é preferível começar devagar e manter, para já, um arco de um material mais macio para que a pressão não seja demasiada e para se danifiquem as raízes dos dentes ou o próprio osso.

Além disso, ao que parece, não vale a pena fazer força a mais antes de os caninos começarem a ceder e a "andar" para trás, sob pena de acabar tudo numa posição esquisita devido ao facto de eu ter o céu da boca tão estreito.

# semana 4

Lado direito. Cá está ele outra vez... o elástico no "piqueno" dente!

Lado esquerdo. Por aqui, tudo na mesma!


E, por fim, a arcada superior vista de baixo (não, o meu maxilar não é assim tão torto... é da fotografia, hehehe!) 

Ai, tanto buraquinho...

Por agora, as dores continuam a ser idênticas às habituais: bastante toleráveis. Vamos ver como correm os próximos dias! Já estou avisada para não esperar alterações muito visíveis nos tempos que aí vêm mas estou satisfeita com os progressos... e com os meus novos elásticos cor-de-laranja, pois claro! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário