terça-feira, 14 de julho de 2015

caos dentário (em imagens) e o balanço de 12 dias de aparelho

Volta e meia não resisto a olhar-me ao espelho e a "arreganhar" as dentolas na busca de qualquer evolução no pequeno caos que é, neste momento, a minha boca, mas a verdade é que, em 12 dias, não muda nada.

Bem, alguma coisa há-de estar a mudar: afinal de contas, esta dor irritante nos dentes da frente que não me deixa morder (experimentei, na quinta-feira, uma trinca num croissant com queijo durante o Alive porque, convenhamos, em festivais de Verão as hipóteses são muito poucas, e doeu comó raio correu pessimamente) deve ser bom sinal. Os caninos estão tão sensíveis que mal os aguento e mastigar com os dentes de trás tem sido a minha salvação.

Mas, para ser honesta, nestas quase duas semanas, outras tantas coisas mudaram. Desde os primeiros dois dias, em que o que mais queria era arrancar da boca toda esta parafernália metálica e em que muitas vezes me perguntei por que diabo decidi fazer uma coisa destas a mim própria, houve, decididamente, progressos.

Excepção feita a uma partida pregada por um 'bracket' que quis descolar-se logo ao segundo dia só para me dar cabo dos nervos já de si instáveis e para me obrigar a voltar ao consultório, o balanço inicial é positivo.

Porque a fominha é muita, as minhas refeições deixaram, rapidamente, de se basear em pouco mais do que puré de batata, ovos mexidos, Cerelac, iogurtes e gelatina e até já comi batatas fritas de pacote (que nenhum dentista me ouça), pizza!, arroz (é claro que acabei o almoço com um quilo preso nos 'brackets', mas valeu a pena) e, esta manhã, a minha AMADA torrada ao pequeno-almoço!

Além das naturais dificuldades em comer, a maior chatice têm sido os cortes nas gengivas. O arco do aparelho decidiu "tatuar-se" no lado esquerdo do interior da minha bochecha, que está agora decorada com um golpe de uma ponta a outra, mas, graças aos meus dois novos melhores amigos - a cera ortodôntica para proteger e o Elugel para cicatrizar - tudo se tem composto!

Enquanto espero, impacientemente, até ser capaz de ver as minúsculas alterações que vou sentindo, partilho (que vergonha!) as fotografias desta primeira semana, que retratam, claro, a confusão total dos meus dentes e TUDO o que ainda é preciso corrigir... e que a seu tempo será corrigido! :)


# semana 1



O meu actual sorriso visto de frente. Os incisivos laterais são super pequeninos e um deles, o esquerdo, está quase totalmente escondido atrás dos dentes da frente.

O lado direito, que mostra claramente a sobremordida (os dois incisivos centrais projectados para a frente e "adiantados" em relação à arcada inferior), além dos buracos horríveis que ficaram depois das extracções dos dois pré-molares, superior e inferior, e do molar superior e que eu quero taaaanto ver fechadinhos!


O lado esquerdo, onde sobressaem as outras duas crateras os outros dois buracos que resultaram das extracções dos pré-molares.

E, por fim, a desgraça das arcadas superior e inferior (esta última, por enquanto, ainda sem aparelho) vistas de baixo e de cima, respectivamente. Ignoremos, por favor, as cáriezinhas que ainda estão por limpar e o molar lá atrás que parti com um maldito pedaço de pão e cuja restauração está a meio.
Já para não falar nas autoestradas que ficaram depois da extracção dos sisos inferiores...




3 comentários:

  1. Tal como diz o Dr G...uma boca mais apinhada que o metro de Londres em hora de ponta... <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  2. Admiro a tua coragem de estares a contar toda esta aventura, esta de veras um Blog Maravilhoso, que a dor passe depressa <3

    ResponderEliminar